A minha foto
Setúbal, Bairro Casal das Figueiras, Rua dos Ventos, 2900 Setúbal, Portugal
Bem-vindo ao blogue da Ludoteca “O Moinho”! Aqui poderá ver o que a ludoteca tem ao seu dispor: animações teatrais, festas de aniversário e actividades lúdico-pedagógicas para crianças. Venha conhecer o espaço! Poderá contactar-nos através do e-mail: ludotecaomoinho@gmail.com ou telefone: 265 57 34 08

O nascimento da ludoteca

A Ludoteca “O Moinho” surgiu de um Projecto que a Associação de Professores e Amigos das Crianças do Casal das Figueiras promoveu. Esta valência da APACCF foi inaugurada a 8 de Setembro de 1994, pela Dr.ª Irene Aleixo, Comissária Regional do Sul mediante o Programa de Luta Contra a Pobreza.

O bairro do Casal das Figueiras, onde o moinho se encontra, na altura era um bairro degradado e com graves problemas sociais, onde a população era estigmatizada e carenciada, pois era considerado como o “bairro dos índios”, onde só entrava quem pertencia ao próprio bairro, uma zona de pobreza (onde predominavam os empregos precários como pescadores e domesticas). Face à degradação que o moinho sofria por parte dos jovens e das crianças, ao isolamento da população deste bairro, e à falta de alternativas e espaço de brincadeiras para as crianças para além da rua e do ATL já criado, surge “O Moinho” como resposta a essas necessidades. O Moinho surgiu, por um lado, como modo de dignificar o património cultural desta população, combater os problemas de exclusão social e estigmatização de um bairro socialmente desfavorecido, e por outro, proporcionar às crianças um espaço lúdico de crescimento e de desenvolvimento de potencialidades, onde vigorasse a recriação do tradicional e do imaginário infantil, através do contacto seguro com o brinquedo e com o jogo. Pretendia-se envolver neste projecto inicial não só as crianças e jovens, como também os adultos de toda a comunidade. A sua dignificação foi um marco muito importante para o bairro, pois “O Moinho” passou a ser um “vínculo comunitário” e um meio de intervenção na comunidade.


A Re-construção do Moinho

Para a sua construção procedeu-se ao restauro e ampliação de um moinho de vento degradado cedido pela Câmara Municipal de Setúbal em pareceria com o Centro Distrital de Segurança Social e o Ministério da Educação.

Era uma vez um moinho...



...que se transformou numa Ludoteca.




Sem comentários:

Enviar um comentário