A minha foto
Setúbal, Bairro Casal das Figueiras, Rua dos Ventos, 2900 Setúbal, Portugal
Bem-vindo ao blogue da Ludoteca “O Moinho”! Aqui poderá ver o que a ludoteca tem ao seu dispor: animações teatrais, festas de aniversário e actividades lúdico-pedagógicas para crianças. Venha conhecer o espaço! Poderá contactar-nos através do e-mail: ludotecaomoinho@gmail.com ou telefone: 265 57 34 08

APACCF

Associação de Professores e Amigos das Crianças do Casal das Figueiras

Nesta secção do blogue apresentamos uma breve descrição da associação mentora da Ludoteca O Moinho e das suas valências.

APACCF  é uma instituição de utilidade pública, não governamental. Foi fundada, em 1985, pelos Professores da Escola Básica nº 9 Casal das Figueiras como resposta a problemas de insucesso escolar e de exclusão social.



Desde logo a comunidade escolar diagnosticou que a questão do insucesso provinha dos problemas sócio-culturais do bairro. Face a esta problemática a Escola partiu do princípio que era necessário intervir e envolver todos os seus intervenientes. Assim sendo, a via para o sucesso escolar passava não só pela escola, mas também pela instituição “família” e pelos recursos disponíveis na comunidade local, pois, segundo ela “a questão da educação interessa a todos, sendo ponto assente que esta tarefa é da responsabilidade de todos os elementos intervenientes no processo educativo da criança”. Foi na base desta premissa que os professores desta Escola constituíram a APACCF, tendo como objectivo ”desenvolver actividades que, por um lado, conduzissem à promoção pessoal e cultural das crianças (e jovens) e, por outro, provocassem uma intervenção junto das famílias e população em geral no sentido de contribuir para uma mudança de atitudes e comportamentos, face à educação destas crianças.”



A APACCF, para responder às necessidades com que se deparava, decide criar, juntamente com outros parceiros locais e governamentais, as seguintes valências como forma de intervenção social e comunitária:
- ATL Casal das Figueiras
- Creche Familiar/ Serviço de Amas
- ATL Ponte Seca
- Lugar da Manhã
- Gabinete Técnico de Apoio à Família
- Jardim-de-Infância O Comboio
- Gabinete de Apoio Social (GAS)




Seguidamente serão descritas por ordem cronológica as valências criadas pela APACCF:



ATL Casal das Figueiras - A primeira valência que a APACCF criou, foi o centro de Actividades de Tempos Livres, em 1986. Este é destinado a crianças em idade escolar e foi criado para responder às necessidades quer do bairro, quer da comunidade escolar: alargar e diversificar as actividades lúdico-pedagógicas; retirar as crianças que não tinham apoio familiar da rua; motivar as crianças para a aprendizagem dos conteúdos escolares de uma forma mais didáctica e combater a taxa de insucesso escolar.
O ATL também possui um refeitório, que foi ao encontro de uma das necessidades mais preocupantes da associação, a de criar uma infra-estrutura que combatesse a pobreza e em especial a fome.




Creche Familiar/ Serviço de Amas - Em Outubro de 1987 entra em funcionamento, um Serviço de Amas para acolher crianças dos zero aos três anos. A Creche Familiar é uma resposta social e educativa no apoio às famílias. Tem como objectivo criar, na casa de uma “Ama”, as condições físicas e sócio-afectivas necessárias a que o processo de desenvolvimento das crianças se faça de forma correcta e adequada. A “Ama” é a pessoa que na sua própria residência acolhe um número limitado de crianças (4) e lhes proporciona um ambiente estável, seguro e acolhedor, o mais próximo possível de um ambiente familiar.





ATL Ponte Seca - Esta valência, situada no Faralhão, iniciou as suas actividades em 1989 com o objectivo de proporcionar um espaço de aprendizagem extra-escolar onde se promovem as competências de cada criança.





Lugar da Manhã - Em Julho de 1991 foi aprovado, pelo Ministério da Saúde, o “Projecto Vida”, um programa para instalação de um Serviço de Acolhimento e Reabilitação de toxicodependentes - “O Lugar da Manhã”. Em Novembro do mesmo ano entra em actividade o Centro de Acolhimento e Terapias – Casa de Entrada. No ano seguinte abre a Comunidade Terapêutica com residência para 30 jovens que desejem iniciar um processo de recuperação. Em 1994 entra em funcionamento o Apartamento de Reinserção Social para os jovens que, tendo alta clínica da Comunidade Terapêutica, decidam prosseguir uma vida autónoma com algum acompanhamento técnico.





Ludoteca O Moinho – Na sequência do Projecto "Luta contra a Pobreza", a 8 de Setembro de 1994 é inaugurada a ludoteca O Moinho, com o objectivo de combater os problemas de exclusão social e estigmatização de um Bairro socialmente desfavorecido, proporcionando às crianças do bairro um espaço lúdico de crescimento, onde com segurança pudessem brincar, jogar e desenvolver potencialidades.
Para a sua construção procedeu-se à recuperação de um moinho degradado cedido pela Câmara Municipal de Setúbal e estabeleceram-se parcerias com o Ministério da Educação e Centro Distrital de Segurança Social.





• Gabinete Técnico de Apoio à Família (GTAF) - Em 2002, com a criação formal do Gabinete Técnico de Apoio à Família, promoveu-se o Atendimento Social a famílias carenciadas enquanto resposta complementar aos outros serviços prestados pela Associação. Este gabinete encontra-se em funcionamento nas instalações da APACCF.





Jardim-de-Infância "O Comboio" - iniciou as suas actividades como uma das valências da APACCF em Setembro de 2003, depois de ter sido entregue por meio de um Acordo de Gestão com o Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Setúbal. Este estabelecimento vem dar resposta às necessidades das famílias carenciadas que prevalecem nesta zona da cidade de Setúbal. O Jardim-de-infância localiza-se no conhecido Bairro dos Pescadores. O objectivo principal deste serviço reporta-se à promoção de actividades lúdico-pedagógicas dirigidas a crianças dos 3 aos 6 anos de idade. Para o desenvolvimento de tais actividades, o estabelecimento divide-se em três salas com grupos de crianças de idades heterogéneas, sendo que a frequência à data presente é de 75 crianças, com lista de espera.



• Gabinete de Apoio Social (GAS) - Em Outubro de 2007, surge o Gabinete de Apoio Social - GAS - com instalações junto à Escola Básica nº9.
Este foi erigido da celebração de um protocolo de cooperação entre a APACCF e o Centro Distrital de Segurança Social de Setúbal. Este serviço pretende efectuar o acompanhamento a beneficiários/famílias beneficiárias do Rendimento Social de Inserção e trabalhar com eles a gestão desses rendimentos, tendo como fim último que os utentes adquiram total autonomia. Para conseguir alcançar este objectivo é efectuado um trabalho de proximidade com o utente onde são definidas em conjunto as áreas onde se verifica a necessidade de intervenção da equipa e caso não seja possível é feito o encaminhamento do utente para outras entidades ou formas de ajuda social. A equipa desta valência é constituída por onze elementos: duas Assistentes Sociais, duas Psicólogas e sete Ajudantes de Acção Directa, sendo que uma das Assistentes Sociais assume a coordenação da Equipa.





Além destas valências a APACCF tem promovido e desenvolvido diversos projectos de intervenção comunitária que visam a prevenção primária, cursos de formação contínua, apoio alimentar a crianças e famílias carenciadas, colónias de férias para crianças e jovens, programas de intercâmbio com parceiros nacionais e europeus e uma estreita cooperação com outras instituições/entidades.



Parcerias da Associação APACCF
É de notar que desde a sua ascensão, a APACCF, defende a prática de uma intervenção comunitária, a ser implementada em articulação com parceiros locais e governamentais, dos quais se destaca:
• Centro Distrital Segurança Social de Setúbal (CDSSS);
• Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP);
• Câmara Municipal de Setúbal (CMS)
• Governo Civil de Setúbal;
• Ministério da Educação - DREL - e Ministério da Saúde;
• Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT);
• Instituto Português da Juventude (IPJ);








Sem comentários:

Enviar um comentário